terça-feira, 20 de janeiro de 2015

De Paris à Nigéria

JE SUIS BAGA, NIGÉRIA E A INSENSIBILIDADE MUNDIAL
 
http://www.simonateba.com/officials-at-least-185-killed-in-nigeria-attack/
No dia 8 de janeiro aproximadamente duas (2000) mil pessoas morreram vítimas de um ataque de radicais extremistas em Baga, Nigéria! Na mesma semana, radicais extremistas atacaram várias pessoas na França. 

O mundo se tornou francês durante esses dias. A grande mídia deu ibope durante todo o período do acontecimento. Ficamos todos sensibilizados com as mortes brutais, sem misericórdia e clemência por parte dos assassinos em nome da religião. 

Por que o mundo se tornou francês, mas não se tornou africano, diante da tragédia em Baga na Nigéria? 

Foram duas (2000) mil pessoas mortas, corpos carbonizados, enfileirados e mostrados a “luz do dia”. Corpos, corporeidades midiaticamente espetacularizados! 

Vivemos ainda sob o domínio do capital, cultural, social e economicamente da Europa e dos E.U.A., não temos como fugir desse domínio! O que me deixa absurdamente incomodado é a absorção acrítica da cultura midiática capitalista colonialista das mentes humanas! 

Pra que, se preocupar com Baga, se a África é o lugar onde moram os negros: sequestrados, escravizados e desumanizados no passado pela colonização? 

Pra que, se preocupar com Baga, se a África é o lugar onde moram os negros: sequestrados, escravizados e desumanizados agora, pelo colonialismo imperial capitalista? 

Esse tipo de notícia não vende no mundo globalizado! Não prende a atenção dos telespectadores mundiais midiáticos.


Nenhum comentário: