sexta-feira, 13 de março de 2015

O núcleo essencial da fé cristã

DEUS AMA O MUNDO!

Não é uma frase mais. Palavras que se poderiam eliminar do Evangelho, sem que nada importante se alterasse. É a afirmação que recolhe o núcleo essencial da fé cristã. «Tanto amou Deus ao mundo que entregou o Seu único Filho». Este amor de Deus é a origem e o fundamento da nossa esperança.
«Deus ama o mundo». Ama-o tal como é. Inacabado e incerto. Cheio de conflitos e contradições. Capaz do melhor e do pior. Este mundo não percorre o seu caminho só, perdido e desamparado. Deus envolve-o com o Seu amor por toda a parte. Este facto tem consequências da máxima importância.
Jesus é, antes de nada, o «presente» que Deus fez ao mundo, não só aos cristãos. Os investigadores podem discutir sem fim sobre muitos aspectos da Sua figura histórica. Os teólogos podem continuar a desenvolver as suas teorias mais engenhosas. Só quem se aproxima de Jesus Cristo como o grande presente de Deus, pode ir descobrindo em todos os Seus gestos, com emoção e satisfação, a proximidade de Deus a todos os seres humanos.
A razão de ser da Igreja, o único que justifica a sua presença no mundo é recordar o amor de Deus. Foi sublinhado muitas vezes pelo Vaticano II: A Igreja «é enviada por Cristo a manifestar e comunicar o amor de Deus a todos os homens». Nada há mais importante. O primeiro é comunicar esse amor de Deus a todo o ser humano.
Segundo o evangelista, Deus faz ao mundo esse grande presente que é Jesus, «não para julgar o mundo, mas para que o mundo se salve por ele». É muito perigoso fazer da denúncia e da condenação do mundo moderno todo um programa pastoral. Só com o coração cheio de amor a todos, nos podemos chamar uns aos outros à conversão. Se as pessoas se sentem condenadas por Deus, não lhes estamos a transmitir a mensagem de Jesus mas outra coisa: tal vez, o nosso ressentimento e desagrado.
Nestes momentos em que tudo parece confuso, incerto e desalentador, nada nos impede a cada um de introduzir um pouco de amor no mundo. É o que fez Jesus. Não há que esperar a ninguém. Por que não haverá nestes momentos homens e mulheres bons, que introduzam entre nós amor, amizade, compaixão, justiça, sensibilidade e ajuda aos que sofrem? Estes constroem a Igreja de Jesus, a Igreja do amor.

José Antonio Pagola

Nenhum comentário: