domingo, 12 de abril de 2015

Evangelho dominical: 12.04.2014

VIVER DA SUA PRESENÇA


O relato de João não pode ser mais sugestivo e interpelador. Só quando vêm a Jesus ressuscitado no meio deles, o grupo de discípulos se transforma. Recuperam a paz, desaparecem os seus medos, enchem-se de uma alegria desconhecida, sentem o alento de Jesus sobre eles e abrem as portas porque se sentem enviados a viver a mesma missão que Ele havia recebido do Pai.
A crise actual da Igreja, os seus medos e a sua falta de vigor espiritual têm a sua origem a um nível profundo. Com frequência, a ideia da ressurreição de Jesus e da sua presença no meio de nós é mais uma doutrina pensada e pregada, que uma experiência vivida.
Cristo ressuscitado está no centro da Igreja, mas a sua presença viva não está arraigada em nós, não está incorporada na substância das nossas comunidades, não nutre habitualmente os nossos projectos. Após vinte séculos de cristianismo, Jesus não é conhecido nem compreendido na Sua originalidade. Não é amado nem seguido como foi pelos Seus discípulos e discípulas.
Nota-se de seguida quando um grupo ou uma comunidade cristã se sente como habitada por essa presença invisível, mas real e activa de Cristo ressuscitado. Não se contentam em seguir rotineiramente as directrizes que regulam a vida eclesial. Possuem uma sensibilidade especial para escutar, buscar, recordar e aplicar o Evangelho de Jesus. São os espaços mais sãos e vivos da Igreja.
Nada nem ninguém nos pode aportar hoje a força, a alegria e a criatividade que necessitamos para enfrentarmos uma crise sem precedentes, como pode faze-lo a presença viva de Cristo ressuscitado. Privados do Seu vigor espiritual, não sairemos da nossa passividade quase inata, continuaremos com as portas fechadas ao mundo moderno, seguiremos fazendo «o mandado», sem alegria nem convicção. Onde encontraremos a força que necessitamos para recriar e reformar a Igreja?
Temos de reagir. Necessitamos de Jesus mais do que nunca. Necessitamos viver da Sua presença viva, recordar em todas as ocasiões os Seus critérios e o Seu Espírito, repensar constantemente a Sua vida, deixa-lo ser o inspirador da nossa ação. Ele pode-nos transmitir mais luz e mais força que ninguém. Ele está no meio de nós, comunicando-nos a Sua paz, a Sua alegria e o Seu Espírito.

José Antonio Pagola

Nenhum comentário: