sexta-feira, 15 de maio de 2015

Ascensao & missao

CONFIANÇA E RESPONSABILIDADE

Ao evangelho original de Marcos juntou-se em algum momento um apêndice onde se recolhe este mandato final de Jesus: «Ide ao mundo inteiro e proclamai o Evangelho a toda a criação». O Evangelho não há de ficar no interior do pequeno grupo dos Seus discípulos. Hão de sair e deslocar-se para alcançar o «mundo inteiro» e levar a Boa Nova a todas as pessoas, a «toda a criação».
Sem dúvida, estas palavras eram ouvidas com entusiasmo quando os cristãos estavam em plena expansão e as suas comunidades se multiplicavam por todo o Império, mas, como escutá-las hoje, quando nos vemos impotentes para reter a quem abandona as nossas igrejas porque não sentem já necessidade da nossa religião?
Em primeiro lugar, é preciso viver com base na confiança absoluta na ação de Deus. Foi o que Jesus nos ensinou. Deus continua a trabalhar com amor infinito o coração e a consciência de todos os Seus filhos e filhas, apesar de os considerarmos como «ovelhas perdidas».
Deus não está bloqueado por nenhuma crise. Não está à espera que desde a Igreja coloquemos em marcha os nossos planos de restauração ou os nossos projetos de inovação. Ele continua a atuar na Igreja e fora da Igreja. Ninguém vive abandonado por Deus, mesmo que nunca tenha ouvido falar do Evangelho de Jesus.
Mas tudo isto não nos dispensa da nossa responsabilidade. Temos de começar a fazer-nos novas perguntas: Por quais caminhos anda Deus procurando os homens e mulheres da cultura moderna? Como quer fazer presente ao homem e à mulher dos nossos dias a Boa Nova de Jesus?
Temos de nos perguntar todavia algo mais: Que chamadas nos está fazendo Deus para transformar a nossa forma tradicional de pensar, expressar, celebrar e encarnar a fé cristã de forma que propiciemos a ação de Deus no interior da cultura moderna? Não correremos o risco de nos convertermos, com a nossa inércia e imobilismo, num obstáculo cultural para que o Evangelho se encarne na sociedade contemporânea?
Ninguém sabe como será a fé cristã no mundo novo que está imergindo, mas, dificilmente será uma «clonagem» do passado. O Evangelho tem força para inaugurar um cristianismo novo.

José Antonio Pagola

Nenhum comentário: