sábado, 23 de maio de 2015

Que o Espirito Santo nos guie! (7)

Invocações ao Espírito Santo

Espírito Santo,
Tu, que és a ebulição das águas no início da criação, dá ao universo o dinamismo que o faz faz crescer e chegar à plenitude do seu desenvolvimento.
Tu, que deste a Abraão a coragem de partir rumo a uma terra desconhecida, faz de cada um dos nossos dias uma nova partida rumo ao Reino de Deus.
Tu, que conduziste Moisés e seu povo através do deserto, sê a Nuvem luminosa que ilumina nossa peregrinação nesta terra.

Espírito Santo,
Tu, que destes a fé e a audácia a Davi frente ao gigante Golias, dá-nos as armas espirituais para vencer as forças do mal.
Tu, que destes Sabedoria e inteligência ao rei Salomão, faz de nós pedras vivas do novo Templo espiritual de Jesus Cristo.
Tu, que interpelaste os profetas a defender o estrangeiro, a viúva e o órfão, dá-nos a coragem de lutar contra toda forma de injustiça social.
Tu que, apesar das derrotas e deportações, mantiveste a esperança dos exilados, sê a esperança de todos aqueles/as que devem deixar sua casa e sua pátria.

Espírito Santo,
Tu, que enviaste João Batista a preparar os caminhos do Senhor, faz de nós testemunhas que abram os corações e mentes à vinda do Senhor.
Tu, que cobriste a Virgem Maria com tua Sombra para que ela concebesse o Salvador do mundo, envolve-nos com tua Presença, a fim de que possamos encarnar o Evangelho.
Tu, que conduziste Jesus ao deserto para enfrentar o Adversário, ensina-nos, pela oração e pelo jejum, a vencer as tentações do Maligno.

Espírito Santo,
Tu, que empurravas Jesus ao silêncio para encontrar o Pai, sê a fonte e o dinamismo do nosso diálogo filial.
Tu que, na montanha da transfiguração, abriste os olhos dos apóstolos, sê a Nuvem luminosa que ilumina e fecunda o silêncio das nossas orações.
Tu, que inspiraste o apóstolo Pedro a confessar sua fé no Cristo Senhor, dá-nos a inteligência do coração para reconhecer em Jesus o Verbo de Deus.

Espírito Santo,
Tu, que és o Consolador prometido por Jesus a todos aqueles/as que acreditam nele, atualiza em nós sua Palavra e conduze-nos à Verdade.
Tu, que és a seiva do Amor que vivifica toda a Igreja, vinha de Cristo, fecunda nossas ações e nossa comunhão com nossos irmãos e irmãs.
Tu que, na luz da Páscoa, ressuscitaste Jesus dentre os mortos, faz com que cresçam em nós as sementes da vida nova que recebemos no batismo.
Tu, que moveste os apóstolos a escancarar as portas do cenáculo, ajuda-nos a enfrentar com coragem os novos desafios do mundo de hoje.


(Michel Hubaut, Prières à l’Esprit Saint, Desclée de Brouwer, 199, p. 110-112)

Nenhum comentário: