quarta-feira, 20 de maio de 2015

Semana de Oração pela Unidade Cristã (4)

REFLEXÕES BÍBLICAS E ORAÇÕES (4)


Renúncia 1: A mulher então abandonou o cântarto (João 4,28)
Textos: Gn 11,31-12,34; Salmo 23; Atos 10,9-20; Jo 4,25-28

Comentário
O encontro entre Jesus e a mulher samaritana mostra que o diálogo com o diferente, o estranho, o que não é familiar pode ser promotor de vida. Se a mulher tivesse seguido as regras da sua cultura, ela teria ido embora quando viu Jesus se aproximando do poço. Naquele dia, por alguma razão, ela não seguiu as regras estabelecidas. Tanto ela como Jesus quebraram os padrões convencionais de comportamento. Através dessa ruptura eles nos mostraram de novo que é possível construir novos relacionamentos.
Assim como Jesus completa o trabalho do Pai, a mulher samaritana, por sua vez, deixa o jarro de água,  mostrando que já podia ir mais longe com sua vida; ela não estava confinada ao papel que a sociedade lhe impôs. No Evangelho de João ela é a primeira pessoa a proclamar Jesus como o Messias. Ir adiante é uma necessidade para aqueles que desejam crescer ficando mais fortes e mais sábios na sua fé.
O fato de ter a mulher samaritana deixado para trás seu cântaro de água é um sinal de que ela tinha encontrado um bem maior do que a água que tinha vindo buscar, e um lugar melhor para agir dentro da sua comunidade. Ela reconhece o dom maior que esse judeu estrangeiro, Jesus, lhe está oferecendo.
É difícil para nós considerar valioso, reconhecer como bom, ou mesmo santo, o que nos é desconhecido e o que pertence  outro. No entanto, reconhecer os dons do outro como bons e santos é um passo necessário para chegar à unidade visível que buscamos.
Questões
1.    O encontro com Jesus pede que deixemos para trás nossos “cântaros”. O que são para nós esses “cântaros”?
2.    Quais são as principais dificuldades que encontramos para fazer isso?
Oração
Amoroso Deus, ajuda-nos a aprender com Jesus e a samaritana que o encontro com o outro abre para nós novos horizontes de graça. Ajuda-nos a quebrar nossos limites e aceitar novos desafios.Ajuda-nos a superar o medo no seguimento do chamado de teu Filho. Em nome de Jesus Cristo, oramos. Amém.

Nenhum comentário: