quinta-feira, 23 de julho de 2015

Multiplicar e repartir o pao!

O NOSSO GRANDE PECADO

O episódio da multiplicação dos pães teve grande popularidade entre os seguidores de Jesus. Todos os evangelistas o recordam. Seguramente, comovia-os pensar que aquele homem de Deus se tinha preocupado em alimentar uma multidão que tinha ficado sem o necessário para comer.
Segundo a versão de João, o primeiro que pensa na fome daquele gente que foi escutá-Lo é Jesus. Esta gente necessita de comer; tem de se fazer algo por eles. Assim era Jesus. Vivia pensando nas necessidades básicas do ser humano.
Filipe faz-Lhe ver que não têm dinheiro. Entre os discípulos, todos são pobres: não podem comprar pão para tantos. Jesus sabe disso. Os que têm dinheiro não resolverão nunca o problema da fome no mundo. É necessário algo mais do que dinheiro.
Jesus vai ajudá-los a vislumbrar um caminho diferente. Antes de mais nada, é necessário que ninguém acumule o seu para si mesmo se há outros que passam fome. Os Seus discípulos terão que aprender a por à disposição dos que têm fome o que têm, mesmo que só seja «cinco pães de cevada e um par de peixes».
A atitude de Jesus é a mais simples e humana que podemos imaginar. Mas, quem nos vai ensinar a nós a partilhar, se só sabemos comprar? Quem nos vai libertar da nossa indiferença ante os que morrem de fome? há algo que nos possa fazer mais humanos? Produzir-se-á algum dia esse «milagre» da solidariedade real entre todos?
Jesus pensa em Deus. Não é possível acreditar Nele como Pai de todos, e viver deixando que os Seus filhos e filhas morram de fome. Por isso, toma os alimentos que recolheram no grupo, «levanta os olhos ao céu e diz a ação de graças». A Terra e tudo o que nos alimenta recebemos de Deus. É uma oferta do Pai destinado a todos os Seus filhos e filhas. Se vivemos privando outros daquilo que necessitam para viver é porque o esquecemos. É o nosso grande pecado apesar de quase nunca o confessarmos.
Ao partilhar o pão da eucaristia, os primeiros cristãos sentiam-se alimentados por Cristo ressuscitado, mas, ao mesmo tempo, recordavam o gesto de Jesus e compartiam os seus bens com os mais necessitados. Sentiam-se irmãos. Não tinham todavia esquecido o Espírito de Jesus.

José Antonio Pagola

Nenhum comentário: