sexta-feira, 17 de julho de 2015

Ser missionario no Amazonas

NOTÍCIAS MISSIONÁRIAS DE ITAMARATI

Depois de um bom período sem dar notícias. Estive por um bom período em Manaus para cuidar da saúde fazendo exames e consultas. Saí dia 04 e voltei 24 de junho. Já consegui fazer boa parte dos exames necessários e algumas consultas, mas após a Assembléia Pastoral da Prelazia de Tefé, voltarei a Manaus para mais uma semana de consultas. Graças a Deus estou bem, mas como dependo do SUS, as coisas são um pouco mais demoradas. Porém, quando tinha plano de saúde no Rio de Janeiro, as coisas não eram muito diferentes.
Lá em Manaus fui acolhido na casa de formação das Irmãs Catequistas Franciscanas: Irmã Fátima Lima, Ir. Nadilza, Ir. Fátima Pádua e formandas, no bairro Cidade Nova, na área missionária São Lucas, onde pude ajudar dando palestra para catequistas e celebrando algumas missas nas comunidades Nossa Senhora do Carmo e São João Batista. Também esteve em Manaus a Irmã Márcia, que trabalha em Itamarati. Ela participou de um curso da Secretaria de Saúde, onde trabalha como enfermeira, e me ajudou nesta fase de tratamento de saúde.
Obrigado a todos pelo apoio, também à Província, na pessoa de nosso ecônomo Ir. Lauri que, em nome da Província, foi solícito em custear as passagens para Manaus. Obrigado ao Pe. Moisés, nosso coordenador local, que sempre telefonava para saber como eu estava. O conjunto todo cooperou para que eu me recuperasse melhor e mais cedo.
Senti como se tivesse fazendo uns dias de férias. Não me organizei para tal, mas Deus me deu. Voltei bem mais fortalecido e tranquilo em relação a Itamarati. Esta parada me deu mais paz em relação ao trabalho e à nossa vivência neste lugar de difícil acesso. Para ter uma ideia, fui fazer um cadastro no site da TIM e o CEP de Itamarati está como inexistente! Porém, mais do que nunca, estou convicto de aqui Deus me plantou e aqui devo florescer.
Voltando a Itamarati, graças a Deus encontrei a paróquia caminhando a pleno vapor com animação do Ir. Wanderson, das Irmãs Cristina e Márcia, dos Ministros da Palavra D. Raimunda e Zezinho e das outras demais lideranças. Experimentei uma grande alegria em saber que cada um assumiu o seu trabalho, que contou também com a ajuda do estagiário França que veio de Carauari para fazer companhia para Ir. Wanderson e ajudar dentro de suas possibilidades.
Tínhamos pela frente a festa de São Pedro na comunidade São Braz. Saímos de Itamarati por volta das 13:00 horas de sábado, dia 27 de junho. Passamos na comunidade do Quiriru para fazer celebração e batizados. Chegando lá, porém, estavam membros do IDAM (Instituto de Desenvolvimento da Amazônia) para fazer reunião com a comunidade. Esperamos por volta de uma hora e percebendo que estava ficando tarde para irmos adiante, combinamos que na volta, na segunda feira, faríamos a celebração e os batizados, uma vez que seria dia de São Pedro, e o povo não iria trabalhar pois guardavam o dia do santo pescador.
Na comunidade São Braz foi um dia bem agitado. Já durante a noite de sábado chegaram caravanas das comunidades vizinhas para participar das festividades. Esta festa de São Pedro começou com uma promessa feita senhor Pedro Rodrigues de Oliveira e quando este veio a falecer, sua esposa Celeste Taveira e família mantiveram a promessa de realizar uma novena de preparação, missa e jantar para todos os convidados. A festa foi ficando grande e agora já completou 51 anos. Foi muito bom. Bastante movimento de gente: campeonato de futebol, procissão, missa, grande jantar e festa toda a noite. Na manhã seguinte só se via os pequenos botes saindo rumo às suas comunidades.
Saímos por volta das 8:00 da manhã e celebramos a missa e batizamos 5 crianças na comunidade Quiriru. Por volta das 13:00 horas viemos embora debaixo de um sol muito quente, mas felizes pelo dever cumprido.
Esta semana estamos nos preparativos para participar da Assembleia Pastoral da Prelazia de Tefé, nos dias 8 a 12 de julho. Sairemos na segunda, dia 6 para Carauari de avião, Ir. Cristina, Manuel e eu. Na terça-feira seguiremos no barco da paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Carauari. Viajaremos por volta de dois dias e lá participaremos deste importante evento da Prelazia. No domingo irei de voadeira para Manaus, onde, já na segunda e também na sexta farei consultas e o tratamento necessário. Com uma ajudinha da medicina, Deus vai providenciando para que possamos realizar a tarefa que ele nos confiou.
Quanto ao barco que nos dará acesso às demais comunidades da paróquia ainda, não foi possível viajar com ele. O casco e algumas portas já foram reparadas, mas ainda precisa de mais cuidados de pintura e que o motor funcione, pois já já parado há um bom tempo...
Que possa ser recuperado plenamente nosso principal instrumento de trabalho no atendimento às comunidades ribeirinhas! Já está na água, com portas trocadas, mas ainda precisa de alguma ajuda da Providência Divina para ser colocado a serviço do atendimento às comunidades. Ademais, estamos trabalhando para que o barco passe do nome das Irmãs de Santa Catarina, que fizeram a doação para a paróquia São Benedito, ou mais propriamente para a Prelazia de Tefé. Segundo informações que nosso secretário Joaquim Brito obteve junto à Capitania dos Portos, que esteve aqui em nossa cidade, de posse dos documentos, especialmente do termo de doação, é possível fazer esta transferência aqui mesmo em Itamarati.
Só agora vamos poder realizar o arraial de São José. As águas baixaram e a rua que dá acesso à comunidade foi urbanizada de tal forma que poderemos festejar São José com um pouco de atraso mas, no local onde está a comunidade. Ontem dia 30 de junho realizamos um mutirão para pintura da Capela. Não saiu coisa de profissional mas, a participação de muitos membros da comunidade foi bonito de ver. São José, rogai por nós!
Seguimos aqui na graça de Deus, contando com as orações dos amigos, amigas e coirmãos, realizando a tarefa que o Senhor nos confiou junto a este povo tão bom da cidade de Itamarati, AM. Que Deus abençoe a todos! Fraternalmente,

Pe. Francisco, msf

Nenhum comentário: