quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

ANO C – TEMPO DO NATAL – SOLENIDADE DA EPIFANIA DO SENHOR – 03.01.2016

Todas as religiões podem ser caminhos que levam a Deus!


Dentro do belo tempo do Natal, neste primeiro domingo do ano somos convidados a participar da festa da manifestação de Jesus Cristo como caminho de salvação aberto a todos os povos. Nele, todos os povos são reconhecidos como legítimos herdeiros, e todas as religiões são estabelecidas como válidos caminhos que levam à vida. Ademais, Jesus Cristo não é propriedade exclusiva dos católicos, nem dos cristãos: ele está acima dessas divisões. É claro que não podemos menosprezar a religião cristã, mas isso não significa cair na ideologia que condena e descarta as outras como erro e pecado.
Na tentativa de falar sobre Deus, a teologia não consegue abandonar as velhas imagens de poder e de realeza, e faz um esforço inútil para aplicá-las a Jesus Cristo. Mas, como ocorreu com os três magos, quem encontra realmente Jesus Cristo e o reconhece, precisa mudar também seu caminho teórico e tentar inventar uma nova linguagem para falar sobre Deus, uma linguagem que parte do presépio e da cruz. Diante de um Deus em fraldas, somos interpelados a mudar nossas idéias sobre Deus...
Aproximemo-nos do estábulo de Belém, reconheçamos e acolhamos o rei-servo que nos faz livres e nos conduz ao melhor de nós mesmos, que nos leva para fora do estreito círculo dos interesses mesquinhos e dos medos disfarçados. Contemplemos a glória de Deus que brilha nas suas criaturas e deixemos aos seus pés nossos melhores dons: o desejo de uma humanidade tecida de infinitos gestos de aproximação e solidariedade, inclusive entre aqueles não pertencem à mesma nação ou religião.
A liturgia nos sugere acolher a manifestação de Jesus Cristo num horizonte de resgate da esperança e da alegria de viver, e isso n­ão apenas para quem acredita nele e tem carimbada sua ficha de batismo. Os povos e religiões estranhas e estrangeiras também têm lugar nesta alegria. Todos nasceram igualmente para brilhar. A razão desta alegria é o Deus Menino que, na sua insuperável proximidade e inigualável simplicidade, justifica todos os seres humanos e restaura a paz entre os povos.
Homens de outros pagos e diferentes crenças, os magos chegam a Jerusalém vindos do Oriente, guiados por um sinal. Eles batem às portas dos chefes políticos e líderes religiosos e pedem ajuda para decifrar os sinais e descobrir o caminho. Os escribas mostram seu saber, mas são incapazes de se mover. Herodes fica sabendo das coisas, mas é assaltado pelo medo de perder o poder. Os magos descobrem que Aquele que merece honra e reverência não está nos palácios e nas capitais...
É em direção a Belém que os magos seguem, e é lá que encontram a alegria com feições de um menino, deitado numa manjedoura, sob o olhar cuidadoso de uma mãe. Herodes aconselhara que eles fossem a Belém em busca de informações, mas eles caminham levando presentes, e não cadernos de anotações... A estrela-sinal cumpre um papel transitório, pois o sinal de que a humanidade tem um novo líder é o “menino deitado na manjedoura”. Os magos reconhecem a realeza do Menino e lhe oferecem ouro; proclamam sua divindade, oferecendo-lhe incenso; prenunciam sua morte oferecendo-lhe mirra.
Nem o medo de Herodes e suas estratégias de espionagem, nem a indiferença dos líderes religiosos, nem o medo do rei submisso ao império, nem o paradoxo da estrebaria intimidam estes buscadores de Deus. Que prova para uma fé pouco robusta!... Eles compreendem que a estrebaria é a morada mais adequada para quem vem abater os poderosos e elevar os humildes. Este é o núcleo da fé que professamos: Deus sente-se bem assumindo a carne humana e vivendo na periferia!
Paulo nos fala de um mistério até então desconhecido e finalmente a revelado: que todos os povos e religiões participam da mesma herança do Reino de Deus e são membros do corpo de Cristo em igual dignidade com os judeus. Com isso, questiona os muros que hierarquizam e separam, e atrai a desconfiança de muitos compatriotas. Em nome de Deus, Paulo nega toda espécie de superioridade religiosa. Na raiz da nossa fé está também esta alegre descoberta da igualdade, sem privilégios: igualdade entre homens e mulheres, cristãos e não-cristãos, analfabetos e graduados, clero e leigos...
Dirigimo-nos a ti, Deus dos Humildes, Deus envolto em faixas, destino e refúgio de quem peregrina nas estradas de um mundo desigual. Dá-nos palavras e sinais que guiem nossos passos inseguros no rumo certo. Não deixes que nos detenhamos nos palácios que escondem prisões, nem nas doutrinas que se transformam em arpões. Ajuda-nos a reconhecer tua presença na Belém de todos os homens e mulheres, e a ver as diversas religiões como caminhos que conduzem ao encontro contigo. Caminha à nossa frente, e ajuda-nos a não deixar sempre aos outros a iniciativa da comunhão ecumênica. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf
(Profecia de Isaías 60,1-6 * Salmo 71(72) * Carta aos Efésios 3,2-6 * Evangelho de Mateus 2,1-12)

Nenhum comentário: