quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

ANO C – PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA – 14.02.2016

Evitemos a tentação das soluções fáceis e fabulosas.
Escrevendo aos cristãos de Roma, Paulo sublinha enfaticamente que, a partir de Jesus, as diferenças religiosas, culturais e nacionais não importam mais: todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que a ele se abrem e o invocam. Esta é uma boa notícia, uma mensagem acessível e estimuladora. Ao mesmo tempo, é um profético apelo à comunhão ecumênica e à abertura à verdade do outro, a eliminar os preconceitos e interesses que nos levam a julgar os outros como inferiores e maus. Infelizmente, é isso que vem marcando a política e a comunicação no Brasil ultimamente...
Depois do batismo no rio Jordão, Jesus sentiu necessidade de compreender melhor as palavras do profeta João, aquilo que viu e a missão que recebeu. E fará isso ao longo da sua vida, mas Lucas condensa este discernimento num tempo (quarenta dias) e num lugar (no deserto) bem determinados. Com isso, o evangelista quer sublinhar a total identificação de Jesus com com o povo hebreu e toda a humanidade, inclusive nas buscas e provas. Efetivamente, Jesus foi tentado ou provado, e não somente num período de quarenta dias... Uma leitura atenta dos evangelhos, especialmente do desfecho da missão de Jesus em Jerusalém, deixa claro que a tentação acompanhou Jesus durante toda sua vida.
O Espírito leva Jesus ao deserto, lugar da impotência, da carência e da dependência, mas o Tentador o conduz aos lugares altos, de onde a riqueza e o poder aparecem mais claramente... Aqui, o Diabo personifica as forças que se opõem ao plano de Deus, o espírito do poder, da dominação e da manipulação. Jesus se defronta com estas forças e caminhos: fugir das carências comuns a todos as criaturas e agir em causa própria? Seguir a lógica da riqueza e do poder que amedronta, expropria e oprime? Explorar a fé dos pequenos, manipular as escrituras e transformar a religião num espetáculo?
Prestemos atenção à segunda tentação. “O diabo o levou para o alto; mostrou-lhe, num relance, todos os reinos da terra, e lhe disse: eu te darei todo este poder e a riqueza destes reinos, pois a mim é que foram dados, e eu os posso dar a quem eu quiser.” A proposta é tentadora, mas o custo é altíssimo: renunciar à liberdade e à compaixão que caracterizam o ser humano e sustentam a convivência social. “Se te prostrares diante de mim, tudo isso será teu.” Riqueza e poder é o que os adversários da Vontade de Deus oferecem às pessoas que os servem, mas pedem em troca a obediência submissa...
Ao dizer que a pessoa humana não vive somente de pão, Jesusestá se referindo a Dt 8,3 e propondo a fidelidade aos princípios da Aliança como garantia de alimento para todos. Afirmando que só a Deus devemos adoração e culto, está descartando a meritocracia e afirmando que não é correto considerar tudo como mérito pessoal (Dt 6,10-15). Dizendo que não devemos colocar Deus à prova, tem diante de si a passagem Dt 6,16 e recorda o acontecimento de Massa, quando, atravessando o deserto, os hebreus protestaram contra Deus pela da falta de água.
Reconhecer nossos vínculos com Deus, com os irmãos e irmãs e com toda a criação, reconhecer que tudo é dom recebido e confiado ao nosso cuidado em favor de todos os seres humanos, é uma forma de manter um horizonte que transcende nossos interesses ou medos e de evitar o risco da idolatria. Não é Deus que limita se opõe à liberdade e à autonomia humanas, mas sim os valores e instituições menores que colocamos em seu lugar: dinheiro, poder, raça, indivíduo, nação e até a religião. A decisão está posta nas nossas mãos: a quem serviremos, obedeceremos e adoraremos?
As tentações fizeram parte da vida de Jesus e fazem parte da caminhada dos seus discípulos e discípulas (cf. Lc 8,13; 11,4; 22,31). Mas assim como Jesus resistiu às tentações, também seus discípulos e discípulas podem vencê-las. Por isso, além de lucidez para percebê-las, precisamos de coragem e estratégias adequadas para enfrentá-las. E a quaresma se nos oferece como um treinamento especial e intensivo para esta luta. Para resistir às tentações que, mesmo sob uma roupagem que aparenta sabedoria, felicidade e sucesso, deixemo-nos guiar pelo Espírito Santo e pelo Evangelho.  
Jesus de Nazaré, filho amado do Pai-Mãe, irmão e companheiro dos homens e mulheres nas grandes e pequenas tentações. Cura nossa liberdade e liberta nossas utopias, feridas pelo pecado da ambição. Ajuda-nos a descobrir, amar e internalizar tua Palavra, a fim de que ela sustente, guie e julgue todos os nossos projetos, decisões e ações. E não nos deixes ceder à tentação de negar nossa vulnerabilidade, de aderir à lógica do dinheiro e do poder e de manipular a fé dos pobres, substituindo a compaixão regeneradora pela busca da prosperidade. Assim seja! Amém!

Itacir Brassiani msf
(Livro do Deuteronômio 26,4-10 * Salmo 90 (91) * Carta aos Romanos 10,8-13 * Ev. de Lucas 4,1-13)

Nenhum comentário: