sexta-feira, 20 de maio de 2016

O evangelho dominical: 22.05.2016

ABRIR-NOS AO MISTÉRIO DE DEUS

Ao longo dos séculos, os teólogos realizaram um grande esforço para se aproximar do mistério de Deus formulando, com diferentes construções conceptuais, as relações que vinculam e diferenciam as pessoas divinas no seio da Trindade. Foi e é um esforço, sem dúvida, legítimo, nascido do amor e do desejo de Deus.
Jesus, no entanto, não segue esse caminho. A partir da Sua própria experiência de Deus, convida os Seus seguidores a relacionar-se de forma confiada com Deus Pai, a seguir fielmente os Seus passos de Filho de Deus encarnado, e a deixar-nos guiar e alentar pelo Espírito Santo. Ensina-nos assim a abrir-nos ao mistério santo de Deus.
Antes de mais nada, Jesus convida os Seus seguidores a viver como filhos e filhas de um Deus próximo, bom e profundamente querido, que todos podemos invocar como Pai querido. O que caracteriza este Pai não é o Seu poder e a Sua força, mas a Sua bondade e a Sua compaixão infinita. Ninguém está só. Todos temos um Deus Pai que nos compreende, nos quer e nos perdoa como ninguém.
Jesus mostra-nos que este Pai tem um projeto nascido do Seu coração: construir com todos os Seus filhos e filhas um mundo mais humano e fraterno, mais justo e solidário. Jesus chama-o «reino de Deus» e convida a todos a entrar nesse projeto do Pai procurando uma vida mais justa e digna para todos começando pelos Seus filhos mais pobres, indefesos e necessitados.
Ao mesmo tempo, Jesus convida os Seus seguidores a confiar Nele: «Não se turve o vosso coração. Acreditais em Deus; acreditai também em mim». Ele é o Filho de Deus, imagem viva do Seu Pai. As Suas palavras e os Seus gestos mostram-nos como nos quer o Pai de todos. Por isso, convida a todos a segui-lo. El nos ensinará a viver com confiança e docilidade ao serviço do projeto do Pai.
Com o Seu grupo de seguidores, Jesus quer formar uma família nova onde todos procurem «cumprir a vontade do Pai». Esta é a herança que quer deixar na terra: um movimento de irmãos e irmãs ao serviço dos mais pequenos e desvalidos. Essa família será símbolo e semente do novo mundo querido pelo Pai.
Para isso necessitam acolher o Espírito que alenta o Pai e o Seu Filho Jesus: «Vós recebeis a força do Espírito Santo que virá sobre vós e assim sereis as minhas testemunhas». Este Espírito é o amor de Deus, o alento que partilham o Pai e o Seu Filho Jesus, a força, o impulso e a energia vital que fará dos seguidores de Jesus as Suas testemunhas e colaboradores ao serviço do grande projeto da Trindade santa.

José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: