terça-feira, 10 de maio de 2016

Preparando o Pentecostes

Invocação ao Espírito Santo


Vem, Espírito Criador, e infunde em nós a força e o alento de Jesus. Sem o teu impulso e a tua graça, não conseguiremos acreditar Nele; não nos atreveremos a seguir os Seus passos; a Igreja não se renovará; a nossa esperança apagar-se-á. Vem, e contagia-nos, ó alento vital de Jesus!
Vem, Espírito Santo, e recorda-nos as palavras boas que dizia Jesus. Sem a Tua luz e o Teu testemunho sobre Ele, iremos esquecendo o rosto bom de Deus; o Evangelho irá converter-se em letra morta; a Igreja não poderá anunciar nenhuma notícia boa. Vem, e ensina-nos a escutar só a Jesus!
Vem, Espírito da Verdade, e faz-nos caminhar na verdade de Jesus. Sem a Tua luz e a Tua guia, nunca nos libertaremos dos nossos erros e mentiras; nada de novo e verdadeiro nascerá entre nós; seremos como cegos que pretendem guiar outros cegos. Vem, e converte-nos em discípulos e testemunhas de Jesus!
Vem, Espírito do Pai, e ensina-nos a gritar a Deus «Abba», como o fazia Jesus. Sem o Teu calor e a Tua alegria, viveremos como órfãos que perderam o pai; invocaremos a Deus com os lábios, mas não com o coração; e as nossas orações serão palavras vazias. Vem, e ensina-nos a orar com as palavras e o coração de Jesus!
Vem, Espírito Bom, e converte-nos ao projeto do «reino de Deus» inaugurado por Jesus. Sem a Tua força renovadora, ninguém converterá o nosso coração cansado; não teremos audácia para construir um mundo mais humano, segundo os desejos de Deus; na Tua Igreja os últimos nunca serão os primeiros; e nós seguiremos adormecidos na nossa religião burguesa. Vem, e faz-nos colaboradores do projeto de Jesus!
Vem, Espírito de Amor, e ensina-nos a amar-nos uns aos outros com o amor com que Jesus amava. Sem a Tua presença viva entre nós, a comunhão da Igreja se fenderá; a hierarquia e o povo se distanciarão sempre mais; crescerão as divisões, apagar-se-á o diálogo e aumentará a intolerância. Vem, e aviva no nosso coração e nas nossas mãos o amor fraterno que nos faz parecer-nos com Jesus!
Vem, Espírito Libertador, e recorda-nos que para sermos livres nos libertou Cristo, e não para nos deixarmos oprimir de novo pela escravidão. Sem a Tua força e a Tua verdade, o seguimento alegre de Jesus converter-se-á em moral de escravos; não conheceremos o amor que dá vida, apenas os nosso egoísmos que a mata; apagar-se-á em nós a liberdade que faz crescer os filhos e filhas de Deus e seremos, uma e outra vez, vítimas de medos, covardias e fanatismos. Vem, Espírito Santo, e contagia-nos com a liberdade de Jesus!
José Antonio Pagola

Nenhum comentário: