quinta-feira, 12 de maio de 2016

Repudio do golpe parlamentar

Aos traidores, o meu desprezo; ao povo, minha solidariedade!
Decepção, indignação e preocupação: estes são os sentimentos que me envolvem nesta manhã, ao receber o resultado, ademais esperado, da votação do Senado, aprovando a abertura do processo de impedimento contra a presidenta Dilma.
Decepção com um Parlamento divorciado daquele que é o sujeito do qual emana qualquer poder republicano, o Povo, o demos da Democracia.
Indignação diante da empáfia daqueles que deveriam ser legisladores e, por isso, os primeiros a respeitar a ordem legal, mas rasgam a Constituição e, com o apoio da grande imprensa – devedora, vendida, mentirosa e imperdoavelmente golpista – incriminam com argumentos politicamente interesseiros a mais alta mandataria da nação.
Preocupação porque o que está sendo incriminado não é uma Presidenta mas um pensamento, um projeto de nação, aprovado pelas urnas mas traído pelo vice-presidente, substituído por um projeto entreguista, decidido a privilegiar os privilegiados de sempre e explorar até a morte as classes populares.
Não gostaria de viver com meu povo aquilo que está para vir, mas esta é a história que me é dada viver, e a viverei com a lucidez e a firmeza que nos vem de Jesus de Nazaré, também ele e seu projeto crucificados e eliminados, mas ressuscitados e revitalizados nas brechas da história por homens e mulheres que não se curvaram os vitoriosos e cínicos de plantão.
Sim, eu também quero um novo Brasil, mas me recuso a aceitar o projeto excludente de uma elite desavergonhada e desalmada, que sequer merece o respeito dos seus próprios familiares e partidários. Se alguns políticos de nojenta lavra subissem no alto da própria hipocrisia e se lançassem abaixo, virariam pó. Para eles, diálogo significa conchavo espúrio com os que partilham o mesmo pensamento. Quem não pensa como eles, não existe, e, se existe, deve ser silenciado e eliminado.
Decepção, indignação e preocupação... Tenho vergonha do Brasil que essa corja mantém sob suas garras. Tenho nojo da maior parte dos membros do Congresso. Meu estômago não me permite ler, ver e escutar o que a imprensa comercial veicula todos os dias. Não aceito este golpe, não reconheço o traidor Temer e seus capachos como mandatários do Brasil. Eles passarão à história e estão gravados na memória do povo brasileiro como aquilo que são: execráveis traidores!
Respeito os diversos pensamentos políticos, desde que seja pensamento, mas não me submeto a decisões criminosas e inconstitucionais. Prefiro perder, sempre, a celebrar a vitória com os canalhas. E viva o povo brasileiro! Viva a Utopia de um Brasil de todos, que virá! “Apesar de vocês, amanhã vai ser um Novo Dia...” Faz escuro, mas eu canto, e luto!

Pe. Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: