quinta-feira, 9 de junho de 2016

O Evangelho dominical: 12.06.2016

NÃO AFASTAR NINGUÉM DE JESUS!

Segundo o relato de Lucas, um fariseu chamado Simão está muito interessado em convidar Jesus para a sua mesa. Provavelmente, quer aproveitar a refeição para debater algumas questões com aquele galileu, que está adquirindo fama de profeta entre as pessoas. Jesus aceita o convite: a todos deve chegar chegar a Boa Nova de Deus.
Durante o banquete sucede algo que Simão não previu. Uma prostituta da localidade interrompe a sobremesa, atira-se aos pés de Jesus e começa a chorar. Não sabe como agradecer-lhe o amor que mostra por quem, como ela, vive marcada pelo desprezo geral. Ante a surpresa de todos, beija uma e outra vez os pés de Jesus e os unge com um perfume precioso.
Simão contempla horrorizado a cena. Uma mulher pecadora tocando Jesus na sua própria casa! Não o pode suportar: aquele homem é um inconsciente, não um profeta de Deus. Aquela mulher impura teria de ser afastada rapidamente de Jesus.
No entanto, Jesus deixa-se tocar e querer pela mulher. Ela o necessita mais do que ninguém. Com ternura especial oferece-lhe o perdão de Deus e, em seguida, convida-a a descobrir dentro do seu coração uma fé humilde que a está a salvar. Jesus só lhe deseja que viva em paz: «Os teus pecados são-te perdoados… A tua fé te salvou. Vai em paz».
Os evangelhos destacam o acolhimento e compreensão de Jesus com os setores socialmente mais excluídos: prostitutas, cobradores, leprosos… A Sua mensagem é escandalosa: os desprezados pelos homens mais religiosos têm um lugar privilegiado no coração de Deus. A razão é só uma: são os mais necessitados de acolhimento, dignidade e amor.
Algum dia teremos que rever, à luz deste comportamento de Jesus, qual é a nossa atitude nas comunidades cristãs ante certos coletivos como as mulheres que vivem da prostituição ou os homossexuais e lésbicas, cujos problemas, sofrimentos e lutas preferimos quase sempre ignorar e silenciar no seio da Igreja, como se para nós não existissem.
Não são poucas as preguntas que podemos fazer: Onde podem encontrar entre nós um acolhimento semelhante ao de Jesus? De quem podem escutar uma palavra que lhes fale de Deus como falava Ele? Que ajuda podem encontrar entre nós para viver a sua condição sexual desde uma atitude responsável e crente? Com quem podem partilhar a sua fé em Jesus com paz e dignidade? Quem é capaz de intuir o amor insondável de Deus aos esquecidos por todas as religiões?
 José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: