sexta-feira, 22 de julho de 2016

O Evangelho dominical - 24.07.2016

REAPRENDER A CONFIANÇA

Lucas e Mateus recolheram nos seus respetivos evangelhos umas palavras de Jesus que, sem dúvida, ficaram muito gravadas nos Seus seguidores mais próximos. É fácil que as tenha pronunciado enquanto se deslocava com os Seus discípulos pelas aldeias da Galileia, pedindo algo de comer, procurando acolhimento ou chamando à porta dos vizinhos.
Provavelmente, nem sempre recebem a resposta desejada, mas Jesus não desanima. A Sua confiança no Pai é absoluta. Os Seus seguidores hão de aprender a confiar como Ele: «Digo-vos: pedi e será dado, buscai e achareis, chamai e se vos abrirá». Jesus sabe o que está a dizer pois a Sua experiência é esta: «quem pede recebe, quem procura encontra, e ao que chama se lhe abre».
Se algo temos de reaprender de Jesus nestes tempos de crise e desconcerto na Sua Igreja é a confiança. Não como uma atitude ingênua de quem se tranquiliza esperando tempos melhores. Menos ainda como uma postura passiva e irresponsável, mas como o comportamento mais evangélico e profético de seguir hoje a Jesus, o Cristo. De fato, apesar dos Seus três convites apontarem para a mesma atitude básica de confiança em Deus, a Sua linguagem sugere diversos matizes.
«Pedir» é a atitude própria do pobre que necessita de receber de outro o que não pode conseguir com o seu próprio esforço. Assim imaginava Jesus os Seus seguidores: como homens e mulheres pobres, conscientes da sua fragilidade e indigência, sem rasto algum de orgulho ou autossuficiência. Não é uma desgraça viver numa Igreja pobre, débil e privada de poder. O deplorável é pretender seguir hoje a Jesus pedindo ao mundo uma proteção que só nos pode vir do Pai.
«Procurar» não é só pedir. É, além disso, mover-se, dar passos para alcançar algo que se nos oculta porque está encoberto ou escondido. Assim vê Jesus os Seus seguidores: como «procurando o reino de Deus e a Sua justiça». É normal viver hoje numa Igreja desconcertada ante um futuro incerto. O estranho é não nos mobilizarmos para procurar juntos, caminhos novos para semear o Evangelho na cultura moderna.
«Chamar» é gritar a alguém que não sentimos perto, mas acreditamos que nos pode escutar e atender. Assim gritava Jesus ao Pai na solidão da cruz. É explicável que se obscureça hoje a fé de não poucos cristãos que aprenderam a dize-la, celebra-la e vive-la numa cultura pré-moderna. O lamentável é que não nos esforcemos mais por aprender a seguir hoje Jesus gritando a Deus desde as contradições, conflitos e interrogações do mundo atual.
José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: