quinta-feira, 18 de agosto de 2016

O evangelho dominical - 21.08.2016

NEM TUDO VALE

Jesus vai caminhando para Jerusalém. A Sua marcha não é a de um peregrino que sobe ao templo para cumprir os seus deveres religiosos. Segundo Lucas, Jesus percorre cidades e aldeias «ensinando». Há algo que precisa ser comunicado àquelas pessoas: Deus é um Pai bom que oferece a todos a sua salvação. Todos são convidados a acolher o Seu perdão.
A Sua mensagem surpreende a todos. Os pecadores enchem-se de alegria ao ouvi-Lo falar da bondade insondável de Deus: também eles podem esperar a salvação. Nos setores farisaicos, no entanto, criticam a sua mensagem e também o Seu acolhimento a cobradores, prostitutas e pecadores: não está Jesus a abrir o caminho para um relaxamento religioso e moral inaceitável?
Segundo Lucas, um desconhecido interrompe a sua marcha e pergunta-lhe pelo número dos que se salvarão: serão poucos? Serão muitos? Salvar-se-ão todos? Só os justos? Jesus não responde diretamente à estas preguntas. O importante não é saber quantos se salvarão. O decisivo é viver com atitude lúcida e responsável para acolher a salvação desse Deus Bom. Jesus recorda-o a todos: «Esforçai-vos por entrar pela porta estreita».
Desta forma, corta pela raiz a reação de quem entende a Sua mensagem como um convite ao laxismo. Seria escarnecer do Pai. A salvação não é algo que se recebe de forma irresponsável de um Deus permissivo. Não é tampouco o privilégio de alguns eleitos. Não basta ser filhos de Abraão. Não é suficiente ter conhecido o Messias.
Para acolher a salvação de Deus é necessário esforçar-nos, lutar, imitar o Pai, confiar no Seu perdão. Jesus não reduz as Suas exigências: «Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso»«Não julgueis e não sereis julgados»«Perdoai setenta vezes sete» como o vosso Pai; «Buscai o reino de Deus e a sua justiça».
Para entender corretamente o convite para «entrar pela porta estreita», temos de recordar as palavras de Jesus que podemos ler no evangelho de João: «Eu sou a porta; se um entrar por mim será salvo» (João 10,9). Entrar pela porta estreita é «seguir Jesus»; aprender a viver como Ele; tomar a sua cruz e confiar no Pai que o ressuscitou.
Neste seguir a Jesus, nem tudo vale, nem tudo é igual; temos de responder ao amor do Pai com fidelidade. O que Jesus pede não é rigor legalista, mas amor radical a Deus e ao irmão. Por isso, a Sua chamada é fonte de exigência, mas não de angústia. Jesus Cristo é uma porta sempre aberta. Ninguém a pode fechar, só nós, se nos fechamos ao Seu perdão.
José Antonio Pagola
Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: