sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Curso de Missiologia (Passo Fundo - 12)

Uma Igreja de portas abertas e em saída!
Nosso querido Papa Francisco confessa e propõe: “Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de se agarrar às próprias seguranças. Por isso ela sabe ir à frente, tomar a iniciativa sem medo, ir ao encontro, procurar os afastados e chegar às encruzilhadas dos caminhos para convidar os excluídos” (Evangelii Gaudium n° 49). Falando do encontro pessoal e da intimidade com Jesus Cristo como origem da missão, diz que, “fiel ao modelo do Mestre, é vital que hoje a Igreja saia para anunciar o Evangelho a todos, em todos os lugares, em todas as ocasiões, sem demora, sem repugnâncias e sem medo. A alegria do Evangelho é para todo o povo, e não se pode excluir ninguém...” (Idem, n° 23).
Todos sabemos que o Papa vem nos desafiando e estimulando com uma série de metáforas que ilustram bem o rosto e o coração de uma paroquia e uma comunidade missionária. Ele fala de uma ‘Igreja em saída’, que se assemelha mais a um hospital de campanha que a um posto de alfândega, mais samaritana que judicial, que não teme sujar as mãos para exercer a compaixão, que não se deixe limitar pelos muros e fronteiras territoriais, que sai alegre e decididamente às periferias existenciais e sociais para compartilhar a vida e a esperança.
O discípulo missionário sabe que exerce sua missão na Igreja, “em saída”, e sabe que esta saída exige prudência, coragem e ousadia. O Papa Francisco diz que, para viver e anunciar o Evangelho de Jesus Cristo no mundo globalizado, os cristãos, suas comunidades e paróquias, precisam dizer e viver uma série de nãos:
·     Não à economia da exclusão e à cultura do descartável; (EG 53);
·     Não à globalização da indiferença (EG 54);
·     Não ao feitiço do dinheiro e à especulação financeira (EG 55-56);
·     Não à desigualdade social que gera violência (EG 59);
·     Não à fuga dos compromissos (EG 81);
·     Não ao pessimismo estéril! (EG 84)
Mas o Papa também nos implora:
·     Não deixemos que nos roubem a esperança! (EG 86)
·     Não deixemos que nos roubem o entusiasmo missionário! (EG 80)
·     Não deixemos que nos roubem o Evangelho e a alegria de evangelizar! (EG 97)
·     Não deixemos que nos roubem a alegria da evangelização! (EG 150)
·     Não deixemos que nos roubem a comunidade! (EG 92)
·     Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno! (EG 101)
Para terminar, mais um dos pensamentos programáticos e provocativos do Papa Francisco: “Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho(Evangelii Gaudium n° 20).
Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: