quarta-feira, 25 de janeiro de 2017

Curso de Missiologia (Passo Fundo - 7)

No início e no horizonte era a missão!
A missão é de Deus, pertence a ele, que é quem tem a iniciativa, define os interlocutores, os tempos e as urgências. É ele que vem, é ele que instaura seu reino, é ele que, desde sempre, está a criar novos céus e nova terra.
Noutros tempos, ele enviou seus patriarcas, profetas e libertadores. Na plenitude dos tempos, enviou seu Filho, nascido de mulher e sob a lei, para ir ao encontro dos que estavam perdidos, para se aproximar dos pecadores, para anunciar e lançar seu reino de vida plena.
Tendo concluído sua missão de enviado do Pai e estando ciente de que sua obra recriadora não tem fim, em nome do Pai enviou o Espírito Santo ao seus discípulos e discípulas, para que continuassem sua missão de modo criativo e fiel, em todos os âmbitos e por todos os tempos.
O Espírito Santo continua no tempo e no espaço a missão do Pai e do Filho, suscitando e sustentando homens e mulheres que, a partir do encontro pessoal com Jesus Cristo, se congregam em comunidades de fé, de culto e de caridade.
No interior da Igreja, assembleia de pessoas chamadas e enviadas, existem diferentes carismas e serviços, mas todos eles, de alguma forma, se ordenam à missão de anunciar, celebrar e construir o reino de Deus. O Reino de Deus abre caminhos de vida plena a todos, começando pela promoção dos últimos da pirâmide social.
Os Missionários da Sagrada Família constituem um grupo de cristãos consagrados que, reunidos em torno de um carisma e uma espiritualidade, se consagram a Deus e recebem da Igreja o reconhecimento e o mandato explícito de colaborar com o cumprimento da sua tarefa missionária. Esta é nossa razão de ser e nossa contribuição especifica à Igreja!
Isso antecede a organização da Igreja em paróquias, comunidades, ministérios especiais e setores pastorais e administrativos, e deve inspirar, orientar e sustentar tudo o que a Igreja prega, faz, e celebra, assim como sua organização concreta.

Itacir Brassiani msf

Nenhum comentário: