sábado, 22 de abril de 2017

O Evangelho dominical - 23.04.2014

JESUS SALVARÁ A SUA IGREJA

Aterrados pela execução Jesus, os discípulos refugiam-se numa casa conhecida. De novo estão reunidos, mas já não está com eles Jesus. Na comunidade há um vazio que ninguém pode encher. Falta-lhes Jesus. A quem seguirão agora? ¿Que poderão fazer sem Ele? «Está a anoitecer» em Jerusalém e também no coração dos discípulos.
Dentro da casa estão «com as portas bem fechadas». É uma comunidade sem missão e sem horizonte, encerrada em si mesma, sem capacidade de acolhimento. Já ninguém pensa em sair pelos caminhos a anunciar o reino de Deus e curar a vida. Com as portas fechadas não é possível aproximar-se do sofrimento das pessoas.
Os discípulos estão cheios de «medo dos judeus». É uma comunidade paralisada pelo medo, em atitude defensiva. Só vêm hostilidade e rejeição por toda parte. Com medo não é possível amar o mundo como o amava Jesus nem infundir a ninguém alento e esperança.
De repente, Jesus ressuscitado toma a iniciativa. Vem resgatar os Seus seguidores. «Entra na casa e coloca-se no meio deles». A pequena comunidade começa a transformar-se. Do medo passam à paz que lhes infunde Jesus. Da obscuridade da noite passam à alegria de voltar a vê-Lo cheio de vida. Das portas fechadas vão passar rapidamente a anunciar por todas partes a Boa Nova de Jesus.
Jesus fala-lhes pondo naqueles pobres homens toda a Sua confiança: «Como o Pai Me enviou, assim também Eu vos envio». Não lhes diz a quem se devem aproximar, que devem anunciar, nem como têm de atuar. Já aprenderam com Ele pelos caminhos da Galileia. Serão no mundo o que Ele foi.
Jesus conhece a fragilidade dos Seus discípulos. Muitas vezes criticou a sua fé pequena e vacilante. Necessitam a força do Seu Espírito para cumprir a Sua missão. Por isso faz com eles um gesto especial. Não lhes impõe as mãos nem os abençoa, como aos doentes. Exala o Seu alento sobre eles e diz-lhes: «Recebei o Espírito Santo».
Só Jesus salvará a Sua Igreja. Só Ele nos libertará dos medos que nos paralisam, quebrará os esquemas enfadonhos em que o pretendemos encerrar, abrirá tantas portas que temos fechado ao longo dos séculos, estabelecerá tantos caminhos que nos têm desviado Dele.
O que se nos pede é reavivar muito mais em toda a Igreja, a confiança em Jesus ressuscitado, mobilizar-nos para O colocar sem medo no centro das nossas paróquias e comunidades, e concentrar todas as nossas forças para escutar bem o que o Seu Espírito diz hoje aos Seus seguidores.
José Antonio Pagola.

Tradutor: Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: