quinta-feira, 28 de setembro de 2017

O Evangelho dominical - 01.10.2017

À NOSSA FRENTE

Um dia, Jesus pronunciou estas duras palavras contra os dirigentes religiosos do Seu povo: «Asseguro-vos que os publicanos e as prostitutas entrarão antes que vós no reino de Deus». Há uns anos pude comprovar que a afirmação de Jesus não é um exagero.
Um grupo de prostitutas de diferentes países, acompanhadas por algumas Irmãs Oblatas, refletiram sobre Jesus com a ajuda do meu livro Jesus. Aproximação histórica. Ainda me comove a força e o atrativo que tem Jesus para estas mulheres de alma simples e coração bom. Recupero alguns dos seus testemunhos.
«Sentia-me suja, vazia e pouca coisa, todos me usavam. Agora sinto-me com vontade de continuar a viver, porque Deus sabe muito do meu sofrimento [...] Deus está dentro de mim. Deus está dentro de mim. Deus está dentro de mim. Este Jesus entende-me...!»
«Agora, quando chego a casa depois do trabalho, lavo-me com água muito quente para arrancar da minha pele a sujidade e depois rezo a este Jesus porque Ele sim entende-me e sabe muito do meu sofrimento [...] Jesus, quero mudar de vida, guia-me, porque só Tu conheces o meu futuro».
«Eu peço a Jesus todo o dia que me afaste deste modo de vida. Sempre que me acontece algo, eu chamo-O e Ele ajuda-me. Ele está próximo de mim, é maravilhoso [...] Ele leva-me nas Suas mãos, Ele carrega o fardo comigo, sinto a Sua presença».
«De madrugada é quando mais falo com Ele. Ele escuta-me melhor, porque neste horário as pessoas dormem. Ele está aqui, não dorme. Ele sempre está aqui. A porta fechada, ajoelho-me e peço-Lhe que mereça a Sua ajuda, que me perdoe, que eu lutarei por Ele».
«Um dia, eu estava sentada na praça e disse: “Oh, Deus meu, será que eu só sirvo para isto? Só para a prostituição?” [...] Então foi o momento em que mais senti Deus a carregar comigo, entendes?, transformando-me. Foi naquele momento. Tanto que eu não me esqueço. Entendeste?».
«Eu agora falo com Jesus e digo-lhe: aqui estou, acompanha-me. Tu viste o que sucedeu à minha companheira [refere-se a uma companheira assassinada num hotel]. Rogo-Te por ela e peço que nada de mal suceda às minhas companheiras. Eu não falo, mas peço por elas, pois elas são pessoas como eu».
«Estou furiosa, triste, dolorida, rejeitada, ninguém me quer, não sei a quem culpar, ou seria melhor odiar as pessoas e a mim, ou ao mundo. Olha, desde que era criança eu acreditava em Ti e permitiste que isto acontece-se. Dou-Te outra oportunidade para proteger-me agora. Bem, eu perdoo-Te, mas, por favor, não me deixes de novo».
Que mistério se encerra em Jesus para ter esse poder no coração das pessoas? Como mudaria a vida de muitos se o conhecessem melhor...
José Antonio Pagola
Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: