quarta-feira, 25 de outubro de 2017

O Evangelho dominical - 29.10.2017

ACREDITAR NO AMOR

A religião cristã parece a muita gente um sistema religioso difícil de entender e, sobretudo, um quadro de leis demasiado complicado para viver corretamente ante Deus. Será que os cristãos não precisamos concentrar muito mais a nossa atenção em cuidar, antes de mais nada, do essencial da experiência cristã?
Os evangelhos recolheram a resposta de Jesus a um sector de fariseus que Lhe preguntam qual é o principal mandamento da Lei. Assim resume Jesus o essencial: o primeiro é, «amarás o Senhor, teu Deus, com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu ser»; o segundo é, «amarás o teu próximo como a ti mesmo».
A afirmação de Jesus é clara. O amor é tudo. O decisivo na vida é amar. Aqui está o fundamento de tudo. Por isso, o primeiro mandamento é viver ante Deus e ante os demais numa atitude de amor. Não temos de nos perder em coisas acidentais e secundárias, esquecendo o essencial. Do amor parte tudo o mais. Sem amor, tudo fica desvirtuado.
Ao falar do amor a Deus, Jesus não está a pensar nos sentimentos ou emoções que podem brotar do nosso coração. Tampouco está a convidar à multiplicação das nossas rezas e orações. Amar o Senhor, nosso Deus, com todo o coração é reconhecer a Deus como Fonte última da nossa existência, despertar em nós uma adesão total à Sua vontade e responder com fé incondicional ao Seu amor universal de Pai de todos.
Por isso, Jesus acrescenta um segundo mandamento. Não é possível amar a Deus e viver de costas aos Seus filhos e filhas. Uma religião que prega o amor a Deus e se esquece dos que sofrem é uma grande mentira. A única postura realmente humana ante qualquer pessoa que encontramos no nosso caminho é ama-la e procurar o seu bem como desejamos para nós mesmos.
Toda esta linguagem pode parecer demasiado velha, demasiado gasta e pouco eficaz. No entanto, também hoje o primeiro problema no mundo é a falta de amor, que vai desumanizando uma e outra vez os esforços e as lutas para construir uma convivência mais humana.
Alguns anos atrás, o pensador francês Jean Onimus escrevia assim: «O cristianismo está todavia nos seus começos: tem vindo a trabalhar apenas há dois mil anos. A massa é pesada e serão necessários séculos de maturação antes que a caridade a faça fermentar».
Os seguidores de Jesus, não temos de esquecer a nossa responsabilidade. O mundo necessita de testemunhas vivas que ajudem as futuras gerações a acreditar no amor, pois não há um futuro esperançoso para o ser humano se perdermos a fé no amor.

José Antonio Pagola

Nenhum comentário: