quinta-feira, 28 de dezembro de 2017

Evangelho para um Hoje novo - 01.01.2018

HOJE!

Lucas conclui o seu relato do nascimento de Jesus indicando aos leitores que «Maria guardava todas estas cosas e as meditava no seu coração». Não conserva o que aconteceu como uma recordação do passado, mas como uma experiência que atualizará e reviverá ao longo da sua vida.
Não é uma observação gratuita. Maria é modelo de fé. Segundo este evangelista, acreditar em Jesus Salvador não é recordar acontecimento de outros tempos, mas experimentar hoje a Sua força salvadora, capaz de fazer mais humana a nossa vida.
Por isso Lucas utiliza um recurso literário muito original. Jesus não pertence ao passado. Intencionalmente vai repetindo que a salvação de Jesus ressuscitado é-nos oferecida hoje, agora mesmo, sempre que nos encontramos com Ele. Vejamos alguns exemplos.
Assim nos é anunciado o nascimento de Jesus: «Nasceu hoje, na cidade de David, o Salvador». Hoje Jesus pode nascer para nós. Hoje pode entrar na nossa vida e altera-la para sempre. Agora mesmo podemos nascer com Ele para uma existência nova.
Numa aldeia da Galileia trazem até junto de Jesus um paralítico. Jesus comove-se ao vê-lo bloqueado pelo seu pecado e cura-o oferecendo-lhe o perdão: «Os teus pecados ficam perdoados». As pessoas reagem louvando Deus: «Hoje vimos coisas admiráveis». Também nós podemos experimentar hoje o perdão, a paz de Deus e a alegria interior se nos deixamos curar por Jesus.
Na cidade de Jericó, Jesus aloja-se em casa de Zaqueu, rico e poderoso cobrador de impostos. O encontro com Jesus transforma-o: devolverá o que roubou a tanta gente e partilhará os seus bens com os pobres. Jesus diz-lhe: «Hoje chegou a salvação a esta casa». Se deixamos entrar Jesus na nossa vida, hoje mesmo podemos começar uma vida mais digna, fraterna e solidária.
Jesus está a agonizar na cruz no meio dos malfeitores. Um deles entrega-se a Jesus: «Recorda-te de mim quando estiveres no Teu reino». Jesus reage imediatamente: «Hoje estarás comigo no paraíso». Também no dia da nossa morte será um dia de salvação. Por fim escutaremos de Jesus essas palavras tão esperadas: «Descansa, confia em mim, hoje estarás comigo para sempre».
Hoje começamos um ano novo. Mas que pode ser para nós algo realmente novo e bom? Quem fará nascer em nós uma alegria nova? Que psicólogo nos ensinará a sermos mais humanos? De pouco servem os bons desejos. O decisivo é estar mais atentos ao bom que Jesus desperta em nós. A salvação é-nos oferecida cada dia. Não há que esperar por nada. Hoje mesmo pode ser para mim um dia de salvação.
José Antonio Pagola

Nenhum comentário: