quinta-feira, 25 de janeiro de 2018

O Evangelho dominical - 28.01.2018

CURADOR

Segundo Marcos, a primeira atuação pública de Jesus foi a cura de um homem possuído por um espírito maligno na sinagoga de Cafarnaum. É uma cena avassaladora, narrada para que, desde o início, os leitores descubram o poder de cura e de libertação de Jesus.
É sábado e o povo encontra-se reunido na sinagoga para escutar o comentário da Lei explicado pelos escribas. Pela primeira vez Jesus vai proclamar a Boa Nova de Deus precisamente no local onde se ensina oficialmente o povo das tradições religiosas de Israel.
As pessoas ficam surpreendidas ao escutá-Lo. Têm a impressão de que até agora têm estado a escutar notícias velhas, ditas sem autoridade. Jesus é diferente. Não repete o que ouviu de outros. Fala com autoridade. Anuncia com liberdade e sem medos um Deus bom.
De repente, um homem põe-se a gritar: «Vieste destruir-nos?» Ao escutar a mensagem de Jesus sentiu-se ameaçado. O seu mundo religioso desmorona-se. Diz-nos que está possuído por um «espírito imundo», hostil a Deus. Que forças estranhas o impedem de continuar a escutar Jesus? Que experiências más e perversas bloqueiam o caminho até ao Deus bom que anuncia Jesus?
Jesus não se acovarda. Vê o pobre homem oprimido pelo mal e grita: «Cala-te e sai deste homem!» Ordena que se calem essas vozes malignas que não o deixam encontrar-se com Deus nem consigo mesmo. Que recupere o silêncio que cura o mais profundo do ser humano.
O narrador descreve a cura de forma dramática. Num último esforço para o destruir, o espírito «retorceu o homem violentamente e, fazendo um forte alarido, saiu dele». Jesus conseguiu libertar o homem da sua violência interior. Colocou um fim às trevas e ao medo a Deus. Daqui em diante poderá escutar a Boa Nova de Jesus.
Não poucas pessoas vivem no seu interior de imagens falsas de Deus que lhes fazem viver sem dignidade e sem verdade. Sentem-no, não como una presença amistosa que convida a viver de forma criativa, mas como uma sombra ameaçadora que controla a sua existência. Jesus sempre começa a curar-nos libertando-nos de um Deus opressor.
As Suas palavras despertam a confiança e fazem desaparecer os medos. As Suas parábolas atraem para o amor de Deus, não para a submissão cega da Lei. A Sua presença faz crescer a liberdade, não as servidões; suscita o amor à vida, não o ressentimento. Jesus cura porque nos ensina a viver apenas da bondade, do perdão e do amor, que não exclui ninguém. Cura, porque nos liberta do poder das coisas, do autoengano e da egolatria.
José Antonio Pagola

Tradução de Antonio Manuel Álvarez Perez

Nenhum comentário: